Tintas e glitter estão liberados, mas com alguns cuidados

Tintas e glitter estão liberados, mas com alguns cuidados

Diferentemente de outras épocas, a animação tem tomado conta de Brasília durante o Carnaval, com bloquinhos a todo vapor desde o fim de janeiro. Marchinhas na cabeça, samba no pé e muito brilho no rosto – literalmente.

Para a festa ficar perfeita, vamos ao look carnavalesco todo trabalhado na make de purpurina! “Pode, Dra.? Não estraga a pele?”. De acordo com a dermatologista Regina Honorato Buffman, da Clínica Inderma, sim!

“Desde que não seja o material comprado em papelaria”, adverte a médica. Segundo ela, “as tintas e brilhos escolares, por exemplo, NÃO servem para aplicar no corpo, muito menos no rosto”. A recomendação é sempre comprar tintas e glitter que são próprios para tintura em pele – vendidos, sobretudo, em lojas de maquiagem.

Outra recomendação da dermatologista é o cuidado com a data de validade. “Esses produtos que utilizamos no Carnaval acabam guardados por muito tempo no fundo da gaveta. É fundamental dar atenção a esse importante detalhe”, pontua.

“Seja em um dia de sol ou ainda que esteja nublado, jamais deixe de usar o filtro solar”, acrescenta a Dra. Regina, que indica o seguinte passo a passo:

– Lave a face.
– Passe um hidratante suave.
– Como primer, use um filtro solar com FPS maior que 30.
– E dá-lhe maquiagem!

Já para retirar a pintura, a dica é lavar o rosto e usar demaquilantes bifásicos – aqueles que têm um pouco de óleo. “Eles ajudam a retirar essas maquiagens mais espessas”, explica a dermatologista, que finaliza com as principais recomendações para o Carnaval. “Use filtro solar, beba bastante água, não esqueça da camisinha, se beber, não dirija, e seja feliz!”