12 jan Saiba como proteger a pele do sol
Com a chegada do verão, nosso guarda-roupas se transforma completamente e a maioria das pessoas querem estar com a pele livre dos pelos. Os looks quentinhos do inverno dão lugar à roupas mais leves que revelam as pernas, camisetas que deixam as axilas à mostra e roupas de banho que deixam a área ao redor da virilha em evidência.
Seja com lâmina, cremes depilatórios, laser, linha ou cera é imprescindível proteger a pele dos raios solares logo após a depilação. “É natural que ao retirar os pelos a pele fique mais sensível. Isso porque, além de remover os pelos, a maioria das técnicas de depilação remove também as células de proteção da pele. Dessa forma, ao se expor ao sol, os raios UV são capazes de queimar a pele no local depilado e deixar manchas”, explica a Dra. Barbara Uzel.
A depilação a laser é o melhor método para peles sensíveis e com tendência para pelos encravados, porém é a menos recomendada para se fazer durante o verão. Por isso, é necessário se programar para evitar a exposição solar de regiões depiladas ou optar por métodos mais simples, como a lâmina ou cremes depilatórios.
“A cera é a opção que traz menos riscos para a pele durante esta época do ano. Entretanto vale ressaltar que deve-se esperar, no mínimo, 24h para se expor ao sol e sempre com filtro solar. Para peles mais claras até peles mais escuras, o ideal é utilizar FPS a partir de 50”, esclarece a especialista.
Evitar o bronzeador é outro cuidado importante para se ter durante o verão. A região depilada se torna mais clara, pois o procedimento também remove a cor superficial da pele. Ao utilizar o bronzeador, o produto pode ativar a melanina da área e provocar manchas. Desse modo, o melhor é respeitar o tempo necessário de descanso da pele, utilizar filtro solar e se hidratar sempre!
No caso de inflamação ou manchas na pele após a depilação, é aconselhável consultar um médico membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.