Perca peso sem correr os perigos das dietas rápidas

Perca peso sem correr os perigos das dietas rápidas

Alto verão, Carnaval chegando, bloquinhos nas ruas e muita gente preocupada se as roupas ou fantasias para a festa vão cair bem. Por isso, nesse período, é muito comum que na busca por resultados rápidos as pessoas façam dietas mirabolantes, o que pode comprometer a saúde, mas também desencadear um maior ganho de peso na sequência.

Segundo a nutricionista da Clínica Inderma, Viviane Peres, muitas pessoas procuram métodos alternativos e pouco saudáveis de emagrecimento, como dietas altamente restritivas, sem se atentar que, além da possibilidade de colocar a saúde em risco, “essas escolhas quase sempre são também pouco eficientes”.

A profissional critica, por exemplo, a prática de pular determinadas refeições – bastante comum entre as pessoas que buscam o imediatismo na perda de peso. “Pular refeição não emagrece, pelo contrário”, adverte Viviane. “O que acontece é que o organismo, privado de alimento, pode estocar mais gorduras. Essa prática também é prejudicial à saúde e pode causar até hipoglicemia”, explica.

Além do corte de refeições, a retirada brusca e por completo de certos alimentos da dieta também não costuma trazer resultados duradouros. Em poucas semanas e de forma saudável, não é possível reverter um sobrepeso acumulado durante todo o ano. No entanto, com uma dieta balanceada – desde que sempre acompanhada de atividades físicas –, consegue-se, sim, perder alguns daqueles quilinhos a mais.

“Não existe um alimento que precisa ser cortado da dieta, mas existem várias estratégias para emagrecer, como a deita low carb”. Ela é baseada, sobretudo, na redução do consumo de carboidratos simples, como arroz branco, macarrão, pão e outros produtos feitos a base de farinha branca. “O que vai determinar a melhor opção para cada caso é quanto de peso precisa ser eliminado, os hábitos alimentares e o nível de atividade física da pessoa”.

Para isso, segundo ela, é imprescindível buscar o auxílio de um profissional de saúde especializado. “Em geral, as dietas realizadas sem o acompanhamento nutricional não levam em conta o estado de saúde da pessoa, o hábito alimentar e não promovem uma educação nutricional”. Por conta disso, de acordo com a nutricionista, não há a manutenção do peso.

DICA DA NUTRI – Para ajudar aqueles interessados em se alimentar de maneira mais saudável, Viviane compartilha a receita de um pão de microondas. Além de extremamente fácil, é um prato versátil, que pode ser feito salgado ou doce, e muito nutritivo.

Ingredientes:
1 ovo (retirar a pele da gema)
1 colher de sopa de aveia fina
1 colher de sopa de iogurte natural
1 colher de sobremesa de chia
1 colher de chá de pó Royal.
– Acrescentar sal e ervas a gosto para o pão salgado ou uma banana em cubos, canela a gosto e um fio de melado de cana para a versão doce.

Preparo:
Basta bater todos os ingredientes, colocar em uma vasilha de vidro do tamanho de um pão de forma e colocar no micro-ondas por três minutos.