26 dez Nutricionista dá dicas de como se recuperar após os exageros na ceia de Natal
É quase impossível manter a dieta com uma mesa farta de delícias natalinas. Em alguns casos, a ceia de Natal resulta em até 2kg extras, dependendo da quantidade de peru, tender, panetone, rabanada e outros doces típicos que forem ingeridos. E além de engordar, os efeitos deste “excesso gastronômico” incluem dor de cabeça e de estômago, desconforto abdominal, inchaço, gases e cansaço.
“A comilança após o Natal pode causar uma proliferação de bactérias negativas causando uma inflamação intestinal. Isso ocorre devido aos alimentos à base de açúcar, farinha branca, carne velha e álcool provocarem a liberação de substâncias tóxicas, que geram desequilíbrio orgânico em alguns órgãos”, explica a nutricionista Viviane Peres.
Para desintoxicar o organismo e se preparar para o Réveillon, é fundamental adotar uma alimentação rica em folhas verdes escuras, frutas, castanhas, beber muita água e praticar atividade física. A especialista alerta que jamais deve-se iniciar uma dieta radical após as festas. “O importante é manter o consumo adequado de carboidratos, proteínas, hortaliças, frutas e gorduras mesmo após o Réveillon. E, na maioria dos casos, incluir também uma suplementação de fibras e probióticos, para regular o intestino e ajudar na eliminação de toxinas”, enfatiza.
O efeito do álcool é maior quando não comemos ou só beliscamos. Por isso, no Réveillon, é essencial manter uma alimentação leve, não exagerar na bebida alcoólica e beber muita água. O álcool afeta todos os tecidos do organismo. Então ter moderação neste dia é fundamental! E sabe aquele mal estar pós-festa? A nutricionista Viviane Peres ensina uma receita de chá super fácil de fazer e que auxilia o processo de digestão e na eliminação de gases, propiciando alívio para o organismo.
Amasse a folha de boldo em uma xícara, acrescente 200 ml de água quente, adicione uma colher de chá de camomila e funcho. Deixe descansar por 5 minutos. E pronto!