08 mar Neste Dia da Mulher, seja a sua melhor versão!
O dia 8 de março é dedicado ao reconhecimento da luta das mulheres por direitos iguais, independência e liberdade, mas também à reflexão sobre os direitos que ainda precisam estar assegurados a todas elas. Neste caminho, é fundamental respeitar a individualidade e reafirmar que cada mulher é bela do seu jeito.
Entretanto, quantas vezes você já comparou suas características físicas às de alguma modelo, celebridade ou mesmo alguma amiga? Desde muito novas, a mulher é ensinada a buscar ideais de beleza inatingíveis – muitas vezes estimulados por peças publicitárias, pela própria família e, mais recentemente, pelas mídias sociais.
É bem verdade que a beleza influencia a autoestima, mas é preciso cuidado para que não que essa busca não tire a identidade e comprometa a saúde. “É cada vez mais comum vermos pessoas que exageram nos procedimentos estéticos e acabam ficando com uma imagem artificial e sem harmonia”, afirma a dermatologista Barbara Uzel, da clínica Inderma.
Para a médica, em geral as intervenções estéticas têm um impacto positivo na personalidade das pacientes, até melhorando o desempenho social e profissional. “Mas a beleza é bastante relativa e, por isso, a pessoa não precisa se tornar escrava dela”, pondera.
Segundo a dermatologista, tentar atender às expectativas alheias ou ao padrão da mídia é uma auto sabotagem que leva aos sentimentos de derrota e constante insatisfação. “O mais importante é sentir-se bem consigo mesma e buscar melhorias que te levem à sua melhor versão, não à dos outros”, ressalta.
Ela pontua que os cuidados com o corpo, o rosto e cabelos são essenciais, desde que não afetem negativamente sua saúde física, como acontece com dietas mirabolantes ou procedimentos estéticos exagerados ou sem segurança. “Se sua imagem têm trazido sofrimento, às vezes é preciso conversar com um psicólogo ou um médico de confiança. O melhor é buscar ajuda, pois ter autoestima é se amar em primeiro lugar”, reforça.