27 abr As 7 maiores dúvidas sobre manchas na pele, respondidas por uma especialista
A cena a seguir é bastante comum e se repete em várias residências: um dia você se olha no espelho e percebe que existe uma manchinha na pele que antes não estava lá. Seja por queimadura de sol, contato com ácidos (o limão não é tão inofensivo quanto pensamos, sempre se lembre de lavar muito bem as áreas do corpo que tiverem contato com o sumo) e manchas da idade, existe uma gama de tratamentos para atenuar ou eliminar de vez este incômodo.
Convidamos a Dra. Thaíssa Araújo, dermatologista da Clínica Inderma, para esclarecer as dúvidas mais frequentes a respeito dessas manchinhas indesejáveis.
1 – Por que algumas pessoas são mais propensas a ter manchas na pele?
Algumas pessoas são mais propensas a manchas devido a uma predisposição genética e à cor da pele. Também contam o grau de exposição solar ao qual a pessoa é acostumada, ambientes de muito calor – até mesmo o calor do fogão – e luzes de lâmpadas e computadores podem aumentar as chances de surgirem manchas na pele de uma pessoa que já tenha a predisposição. Outros fatores potencializadores são a gravidez, o uso de anticoncepcionais e outros tipos de tratamentos hormonais, que podem levar ao surgimento do melasma.
2 – Quais são as áreas do corpo mais sujeitas ao aparecimento de manchas?
As áreas mais sujeitas a machas são aquelas que ficam mais expostas, como é o caso do rosto, dos braços e também do colo.
3 – A exposição ao sol sem protetor realmente faz a pele ganhar manchas?
A exposição ao sol sem protetor propicia o surgimento de manchas na pele, pois os raios ultravioleta estimulam a produção de melanina, que é o pigmento que dá cor a pele.
4 – Produtos de beleza podem causar manchas na pele?
Produtos de beleza podem causar determinado tipo de manchas, em caso de irritações ou alergias, chamadas de hiperpigmentação pós-inflamatória.
5 – O protetor solar dos produtos de beleza é o suficiente ou a loção é necessária mesmo assim?
É necessário que o filtro solar seja aplicado antes dos produtos de beleza, mesmo que eles indiquem possuir proteção solar. O fator de proteção destes produtos costuma ser inferior ao recomendado.
6 – Que princípios ativos dos cremes clareadores são mais eficazes no combate às manchas na pele?
Os principais ativos de ação clareadora no uso clínico são a hidroquinona, o ácido Kójico, o arbutin, o ácido tranexâmico, a vitamina C, o acido ferúlico, o resorcinol e, mais recente, a cisteamina. Também existem outros tratamentos, geralmente em associação a outros ativos para atingir uma maior eficácia.
7 – Quando é necessário recorrer a um médico para tratar as manchas na pele?
O tratamento de manchas deve ser orientado pelo médico dermatologista, uma vez que o procedimento deve combinar uma série de cuidados que o especialista irá indicar ao avaliar seu tipo de pele e as manchas.
Produtos clareadores podem causar irritação na pele, agravando as manchas, portanto é importante lembrar da necessidade de um médico dermatologista para cuidar adequadamente dessas reações e reduzir o risco de piorar ainda mais as manchas.
O tratamento costuma ser uma combinação de filtro solar, limpeza e clareadores associados a procedimentos como peelings, lasers e microagulhamento a depender do tipo de mancha.