04 fev Aplicação de toxina botulínica ajuda a controlar o suor excessivo
Para a saúde do ser humano, assim como para a maioria dos animais, o suor é fundamental. Além de ajudar a equilibrar a temperatura corporal, ele também contribui para a eliminação de toxinas do nosso corpo.
Ainda que possa ser incômodo, suar é uma condição normal do organismo, que ocorre quando se está com calor, ao realizar atividades físicas ou cansativas e, até mesmo, em situações de intensidade emocional, como medo e nervosismo.
No entanto, quando o caso é de sudorese excessiva, conhecida como hiperidrose, acaba, sim, tornando-se um problema. Para quem sobre com essa condição, o constrangimento costuma ser parte do dia-a-dia – seja no ambiente de trabalho ou em ocasiões sociais.
Devido à proliferação de bactérias e fungos, muitas vezes, a hiperidrose está associada ao mau odor (bromidrose), multiplicando o desconforto e o sofrimento. É um dos principais motivos que leva as pessoas a buscar tratamento.
Umas das alternativas mais comuns, a aplicação de toxina botulínica (botox) é um tratamento eficaz e seguro. Ela podendo ser realizada em qualquer parte do corpo em que o suor excessivo seja um problema.
Quando ocorre nas axilas, a hiperidrose axilar é facilmente detectável por um exame chamado Teste de Minor. Ele é realizado aplicando-se iodo e amido antes da injeção do botox. Áreas azuladas irão indicar as regiões de maior atividade das glândulas de suor. Assim, é possível tratar o problema de maneira focada e mais eficiente.
Não tenha medo de abrir os braços para a vida. Se o suor excessivo é algo que te incomoda, procure um dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e tire suas dúvidas.