Como cuidar da pele durante a gravidez

A gravidez é um período especial na vida da mulher, com intensas mudanças. Recentemente, a atriz Ísis Valverde deu uma entrevista em que afirmava ter medo de sofrer com alguns probleminhas comuns na gestação, como as rachaduras que surgem nos mamilos durante a amamentação.

Entre as muitas adaptações que ocorrem nessa fase, estão os cuidados com a pele. Manchas, estrias, acne e celulite são problemas que costumam surgir ou se agravar ao longo da gestação. Atualmente, porém, há diversos tratamentos e opções para manter a pele bonita e saudável durante esse estágio tão lindo!

Veja aqui alguns problemas comuns durante a gravidez e o que você pode fazer para manter a saúde da sua pele em dia.

 

Seios rachados

A pele dos seios se estica com muita rapidez durante a gestação, o que pode causar rachaduras e estrias. Investir em hidratação intensa, com óleos e cremes específicos, é uma ótima ideia.

Manchas

O melasma é o tipo de mancha mais comum durante a gravidez. Caracterizada por uma coloração acastanhada, as manchas costumam surgir nas bochechas, no buço e na testa.

Geralmente, o melasma é causado pelas alterações hormonais típicas da gravidez, por predisposição genética ou pela exposição ao sol sem proteção adequada.

Para tratar esse tipo de mancha, é indispensável a orientação de um dermatologista. Somente o profissional será capaz de indicar produtos ou tratamentos clareadores sem contra-indicações para a gestante e para o bebê.

Após o nascimento da criança e o período de amamentação, peeling, alguns lasers específicos e microagulhamento são ótimas opções para amenizar as marcas.

Estrias

Além do óbvio estiramento da pele que ocorre durante a gravidez, alterações hormonais e predisposição genética contribuem para o aparecimento das temidas estrias.

Barriga, seios, região interna das coxas e flancos são os locais mais acometidos. Para amenizar as estrias, o ideal é apostar em hidratação intensa e alimentação balanceada, para correr do excesso de peso.

Varizes

Outro grande medo durante a gravidez, as varizes podem ser evitadas ou amenizadas com a manutenção do peso ideal, além da prática regular de exercícios físicos.

Celulite

Novamente, exercícios físicos e alimentação adequada serão seus principais aliados. Drenagem linfática pode ser uma boa opção para manter a pele hidratada.

 

Como cuidar da pele durante a gravidez

Alguns cuidados são essenciais para manter a pele bem cuidada. Veja aqui algumas dicas!

 

1) Abuse do protetor solar

A proteção solar é importantíssima durante a gravidez, especialmente para evitar os melasmas. Lembre-se de que, além do sol, luzes artificiais (como as de escritório) também são danosas!

 

2) Produtos proibidos

Cosméticos com ureia e o ácido retinoico não são indicados para grávidas. Fuja também de produtos descolorantes e cremes depilatórios, já que as substâncias químicas presentes neles não são bons para o período da gravidez.

 

3) Limpeza de pele

Higienizar a pele está liberado durante a gravidez. Observar com atenção a composição dos produtos, contudo, é muito importante. Evite produtos esfoliantes contendo ácidos ou máscaras calmantes, descongestionantes ou secativas com ácido salicílico, antibióticos e despigmentantes, que podem prejudicar o bebê.