Problemas na pele, cabelo ou unhas podem indicar disfunções hormonais

Problemas na pele, cabelo ou unhas podem indicar disfunções hormonais

Se algo não está funcionando bem em nosso organismo, ele nos mostra, através de vários sinais, que há algum problema. Essa é a realidade, por exemplo, de diversas doenças endócrinas, que também se manifestam através de problemas cutâneos. Segundo a Dra. Gabriella Mendes, endocrinologista da Clínica Inderma, podem ter efeitos na pele desde a diabetes e a obesidade, às disfunções da tireoide, até doenças das suprarrenais.

“Para quem é atento ao próprio corpo, esses sinais externos são a chance de, buscando o tratamento rápido e adequado, evitar que os distúrbios endócrinos evoluam e tornem-se um problema ainda mais sério”, pondera a médica. “Se a pessoa nota uma dermatose que não tinha antes, é imprescindível que busque um dermatologista. Ele analisará as causas e, se necessário, encaminhará para o endócrino”, orienta a Dra. Gabriella.

Confira na lista abaixo as principais causas e efeitos.

Diabetes: os pacientes podem apresentar infecções na pele, sobretudo geradas por fungos, a exemplo da dermatofitose e do intertrigo (conhecida como frieira), principalmente entre os dedos dos pés. Também podem apresentar onicomicoses, que são infecções fúngicas nas unhas.

Obesidade: diabéticos obesos são mais propensos a apresentarem acantose nigricans – manchas causadas pelo espessamento e escurecimento da pele, sobretudo no pescoço, antebraço, axilas e cotovelos. A condição está associada à resistência à insulina.

Hipotireoidismo: essa disfunção da tireoide reduz o metabolismo e propicia a retenção de líquidos no corpo e isso pode levar as pálpebras a incharem, deixando o aspecto de bolsa na região abaixo dos olhos. O hipotireoidismo pode, ainda, levar à queda de cabelo, unhas enfraquecidas ou manchadas, além de pele fria, pálida e seca.

Hipertireoidismo: com a tireoide hiperativa, o paciente pode apresentar efeitos como aumento da transpiração e da sensação de calor na pele, que também fica mais corada. O distúrbio pode, ainda, levar à queda dos cabelos.

Ovário policístico: a alteração hormonal é um dos efeitos da síndrome, podendo levar ao aumento da acne, queda de cabelo, alterações menstruais e maior oleosidade na pele. A doença também pode causar o hirsutismo, que é a presença de pelos grossos em áreas comuns para o homens, mas não em mulheres.