Melanoma: o tipo mais grave de câncer de pele

Melanoma: o tipo mais grave de câncer de pele

A morte do cantor Roberto Leal chamou a atenção de todos para o Melanoma. Embora raro, o número de casos desse tipo de câncer de pele vem aumentando a cada ano e isso nos preocupa muito, por ser o câncer de pele mais grave e com maior risco de metástase e morte. Ele surge como uma pinta ou sinal na pele e, quando não identificado no início, pode se espalhar rapidamente. Por isso é de suma importância o check up anual com o dermatologista, que vai saber identificar as manchas com possibilidade de se tornarem malignas. Além disso, você pode fazer o autoexame da sua pele e verificar se alguma pinta nova surgiu ou passou por modificações de cor, tamanho, espessura ou apresentou sangramento.
Essas informações são sempre disseminadas por nós, dermatologistas, e também pela SBD, que todo ano promove a campanha Dezembro Laranja, para lembrar sobre a importância da prevenção do câncer de pele.
Não brinque com a sua saúde! Use diariamente o filtro solar e, se perceber qualquer alteração na sua pele, consulte seu dermatologista o mais rápido possível. Quando identificado precocemente, o melanoma tem cura.

Consulte sempre um Dermatologista para tirar suas dúvidas.