Excesso de carboidratos nas festas juninas pode provocar glicação

Excesso de carboidratos nas festas juninas pode provocar glicação

 

Comidas típicas, sopas, churrasquinho, doces e muita massa. A época de festas juninas é uma alegria gastronômica para muitas pessoas e uma preocupação para o nosso organismo, não apenas pelo ganho de peso e risco ao colesterol, mas também pelo que chamamos de glicação.

A glicação ocorre quando uma molécula de glicose se junta com uma de proteína, como acontece com o colágeno e a elastina — as mesmas responsáveis por manter a pele mais jovem e firme. Esse fenômeno instabiliza a proteína e a faz quebrar, acelerando o envelhecimento e trazendo flacidez.

Açúcares, transformados ou naturais e alimentos ricos em gordura saturada e gordura trans favorecem a glicação, conforme lembra a nutricionista da Clínica Inderma, Eliza Wen Thin Sun Zulato. Ela lembra que o mesmo acontece com as carnes extremamente passadas (o ideal é que estejam entre mal passada ou ao ponto).

Como se cuidar – Para preservar sua beleza e saúde durante este período de festas, recomenda-se os seguintes cuidados:

1. Prefira uma alimentação Low Carb, sem consumo excessivo de açúcar e carboidratos refinados. Pode comer sua guloseima favorita, mas evite excessos e procure sempre a orientação de um especialista.
2. Invista em alimentos ricos em antioxidantes, que protegem a pele dos radicais livres. Entre os melhores estão o cacau, as frutas vermelhas, o açaí, as nozes, o brócolis, o goji berry e o coentro.
3. Aproveite pratos como a galinhada (com açafrão), quentão (em quantidades moderadas), caldos ricos em carotenoides como o de abóbora, milho cozido, pipoca e até os doces com base de cacau (a partir de 70%).
4. Alimentos com gengibre, canela e cravo são seus melhores amigos.