Descubra os benefícios da exposição solar moderada para algumas doenças de pele

Descubra os benefícios da exposição solar moderada para algumas doenças de pele

O sol pode ser o vilão da nossa pele quando tratamos determinadas doenças, mas você sabia que em algumas situações o sol pode ser benéfico? As radiações UVA e UVB, provenientes do sol, têm ação antiinflamatória, imunossupressora e antiproliferativa na pele. Uma exposição moderada à luz solar, por curtos períodos de tempo, pode ser um ótimo “remédio” para auxiliar no tratamento de doenças como vitiligo e psoríase.

“Pessoas com vitiligo, doença em que as células de defesa do corpo atacam os melanócitos – células que produzem a melanina – se beneficiam do efeito imunossupressor da radiação UV. Já a psoríase é uma doença inflamatória crônica com alta proliferação celular e que também pode ser tratada com exposição solar ou fototerapia, devido à atividade antiproliferativa, antiinflamatória e imunossupressora”, explica a Dra. Mariana Cesetti.

Os efeitos benéficos da radiação UV ocorrem tanto na exposição solar direta, como na fototerapia – equipamento que irradia tipos de ondas diferentes, dependo da doença a ser tratada. Todo o corpo pode ser exposto à radiação UVA ou UVB, porém os aparelhos oferecem uma vantagem ao tratar áreas específicas do corpo de forma isolada, como palma das mãos, plantas dos pés e couro cabeludo. Ou seja, nem toda a pele precisa ser exposta à radiação se não houver necessidade.

“Doenças como eczemas crônicos e até linfomas cutâneos primários também podem se beneficiar com a radiação. Entretanto, as terapias com radiação UV natural ou em cabine devem ser feitas com cuidado e sob orientação médica”, acrescenta a especialista. O tempo pelo qual o paciente deve ficar exposto aos raios e a duração do tratamento variam de acordo com a doença a ser tratada.

Os equipamentos que emitem UVB-nb são muito seguros e podem ser usados, inclusive, no tratamento de doenças de pele em gestantes, lactantes e crianças. Para receber o diagnóstico e a prescrição correta do tratamento, é imprescindível consultar um médico membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.