Cosméticos capilares para crianças: afinal, o que pode e o que não pode?

Seja por vontade dos pais ou da própria criança, a moda de alisar e tingir os cabelos chegou até os pequenos. Mas muitos procedimentos que são comuns para os adultos resultam em alergias, queimaduras e/ou intoxicação nas crianças. O cuidado deve ser redobrado, uma vez que a pele e os fios de cabelo são mais finos e sensíveis em comparação aos adultos.

A Anvisa não recomenda o uso de alisantes em menores de 12 anos e, no Brasil, não é comercializado nenhuma tintura permanente dedicada ao público infantil.

“Procedimentos que visam alisar o cabelo são um perigo para as crianças! Geralmente são utilizados produtos à base de formol, que agridem os fios e podem causar descamação, coceira e feridas no couro cabeludo. Nos casos que ocorrem queimaduras químicas, o resultado pode ser uma alopecia cicatricial, ou seja, a perda permanente do cabelo”, alertou a Dra. Barbara Uzel.

O calor produzido pelo secador ou pela famosa “chapinha”, quebram as pontes de hidrogênio dos fios, que são mais fracas, e causam o efeito de alisamento. Porém ao molhar os cabelos, os fios voltam à formação original e não causam danos profundos.

“Apesar de serem técnicas menos prejudiciais e não interferirem na raiz do cabelo, o dano térmico provocado pelo uso frequente de secadores e chapinhas resultam em fios fragilizados e quebradiços. Então o ideal é realizar estes procedimentos esporadicamente e aplicar produtos à base de silicone antes para proteger os fios”, enfatizou a Dra. Barbara Uzel.

Luzes e reflexos são ainda menos indicados, já que exigem a descoloração dos fios, danificando-os permanentemente. Porém no caso da tintura, existem tintas específicas para o público infantil que não agridem os fios e podem ser retiradas ao lavar os cabelos.

Fique atento aos produtos mais simples também! O uso de xampus e condicionadores infantis são indispensáveis! Principalmente por serem mais neutros e não agredirem os olhos. E na hora de lavar os cabelos, é importante ensinar para as crianças que para deixar o couro cabeludo bem limpo, deve-se usar a ponta dos dedos, enxaguar bem e usar água morna sempre!