Como manter as unhas bonitas e saudáveis

Estar com as unhas feitas e com um esmalte bonito já faz parte da rotina de muitas mulheres. Porém, além da cor, a unha precisa de alguns cuidados para se manter saudável.

Para se ter uma ideia, a saúde das unhas passa por vários fatores, incluindo a alimentação. A aparência das unhas pode, inclusive, dar indícios de que algo na saúde geral do organismo não anda bem.

A partir de algumas perguntas dos seguidores das redes sociais do Inderma, selecionamos algumas informações sobre as unhas para quem quer mantê-las sempre bonitas e saudáveis. Confira!

 

O que é a unha?

Composta basicamente por queratina, a unha é uma estrutura que serve para proteger a extremidade dos dedos.

Quais vitaminas devo incluir na minha alimentação para ter unhas mais fortes?

Invista em vitamina A (presente em alimentos como cenoura e espinafre), vitaminas do complexo B (como fígado, castanhas e abacate) e sais minerais, como cálcio, ferro e zinco. Esses alimentos evitam que a unha fique sem nutrientes, o que a tornaria fraca, quebradiça ou com descamações e manchas. E não esqueça de beber bastante água, para deixar as unhas hidratadas!

Minhas unhas estão descamando. O que pode ser?

Alterações nas unhas podem ser sinal de doenças no organismo, como falta de vitaminas ou doenças da tireoide. Podem, também, ser alterações locais da própria unha, como ressecamento por excesso de esmalte e acetona. É importante a avaliação de um dermatologista.

O que usar em cutículas ressecadas?

Hidratar as mãos sempre após lavar e usar o mesmo hidratante nas cutículas. Ao longo do dia, reaplicar óleos e ceras específicos para essa região. Evite manipular excessivamente a cutícula com alicate e outros instrumentos.

Quais problemas de saúde as unhas podem denunciar?

Há vários tipos de deficiências nutricionais e problemas de saúde que podem ser identificados a partir da aparência das unhas. Alguns deles são:

  • Unhas pálidas e sem cor: anemia ou deficiência de ferro;
  • Com linhas verticais e frágeis: deficiência de ferro ou anemia;
  • Manchas escuras e avermelhadas: pode ser trauma ou um sinal de câncer de pele;
  • Manchas amareladas: infecção por fungos ou bactérias; problemas respiratórios, como bronquite;
  • Unhas que se soltam do leito: psoríase ou intoxicação por medicamentos.

Tirar a cutícula faz mal para a unha?

A cutícula é responsável por proteger o organismo de doenças e bactérias. Por isso, quando retiradas, cortadas ou machucadas, podem inflamar, causar manchas e irregularidades na unha, além de deixar o corpo mais suscetível a doenças. O ideal é afastar as cutículas diariamente. A dica é fazer isso após o banho, quando a cutícula está mais “mole”.

Antes de passar o esmalte, é recomendado usar a base?

Sim. A base protege a unha, evitando o contato do esmalte diretamente com a pele. Outra vantagem são bases que ajudam a amenizar problemas como unhas fracas, quebradiças ou que demoram a crescer.