Dia dos Pais: como cuidar da pele masculina

Já foi o tempo em que cuidar da pele era atitude associada apenas às mulheres. Cada vez mais, os homens também se preocupam não só com a beleza, mas com a saúde da pele. O Dia dos Pais é um momento interessante para chamar atenção para os cuidados com a pele masculina.

Primeiro, é importante entender que a pele do homem é diferente da pele da mulher. De acordo com o levantamento Cosmetic Concerns Among Men, a partir dos 30 anos de idade os homens têm uma redução média de testosterona de 1% ao ano. Essa redução hormonal está correlacionada com uma diminuição da espessura da pele masculina. A combinação de fatores genéticos, hormonais e extrínsecos leva a um afrouxamento das fibras elásticas e do colágeno, produzindo rugas e frouxidão na pele.

O aumento do interesse masculino em tratamentos estéticos tem gerado uma nova gama de estudos científicos sobre o tema. Uma pesquisa feita pela Clinic of High Aesthetic Medicine, na Rússia, tratou das características anatômicas e fisiológicas das faces dos homens. Além da fisionomia, o trabalho investigou aspectos psicológicos da percepção da estética da face masculina, além das motivações que os levam ao consultório médico.

O estudo apontou as principais diferenças entre o tratamento com toxina botulínica em homens e em mulheres. Primeiro, deve-se levar em consideração as características morfológicas de uma testa masculina, que é mais recuada, mais larga e muitas vezes mais alta que a testa feminina.

A motilidade expressiva facial em uma testa masculina é bastante alta e as rugas horizontais aparecem precocemente: começam a aparecer ou já são formadas na idade de 20 a 25 anos.

Enquanto as mulheres querem “apagar” completamente os sinais do tempo, os homens desejam um rejuvenescimento mais sutil, eliminando apenas os sinais que possam indicar doença, cansaço ou um ar de preocupação.

 

Reclamações solucionáveis

De acordo com a dermatologista do Inderma, Dra Barbara Uzel, as maiores queixas dos homens quando o assunto é auto-cuidado são calvície, rugas de expressão na testa (que dão a impressão de “preocupação” ou um “ar zangado”) e a hiperidrose, ou suor excessivo.

A boa notícia é que todas essas reclamações têm tratamentos extremamente efetivos, segundo Dra Barbara Uzel. “Para obtermos bons resultados nos tratamentos estéticos masculinos, temos que lembrar que a anatomia do homem é totalmente diferente da mulher”, explica Dra Barbara. “Os ossos dos homens são mais marcados, seus músculos são mais fortes e, por isso, os tratamentos com botox e preenchimento são completamente diferentes entre homens e mulheres.”

Outra preocupação importante com relação à saúde masculina é com o câncer de pele, já que os homens têm menos disciplina no uso de fotoprotetores. “Por isso a incidência de câncer de pele é maior neles. É preciso reforçar os hábitos de cuidados com a saúde”, alerta Dra Barbara Uzel.

Cuidar de si mesmo eleva a autoestima de homens e mulheres. Por isso, uma avaliação detalhada, realizada por um especialista, certamente proporcionará resultados naturais e adequados para o sexo masculino — e papais cada dia mais bem cuidados!

 

Tratamentos indicados para homens

  • Botox
  • Reestruturação facial com preenchimento e estimulação de colágeno
  • Tratamento de hiperidrose
  • Tratamento de calvície
  • Tratamento de gordura localizada
  • Tratamento de foliculite de barba
  • Depilação a laser

 

Procure sempre um dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia!

Comentários

comentários