Como cuidar da pele e dos cabelos no inverno

 

O inverno é um período especial quando o assunto é cuidar da pele e dos cabelos. As baixas temperaturas, acompanhadas da falta de umidade, como no caso de Brasília, fazem com que a pele fique mais seca. Os banhos quentes, também comuns no frio, pioram a situação, uma vez que removem parte da oleosidade natural da pele e do couro cabeludo, causando ressecamento, descamação e agravando problemas como a caspa.

Pacientes com certas doenças dermatológicas, como dermatite atópica, dermatite seborreica ou psoríase, sofrem mais no inverno. Isso acontece porque, nesses casos, a pele já apresenta ressecamento como sintoma da própria doença, problema que se agrava ainda mais no frio. No caso da dermatite seborreica, a descamação da pele pode causar caspa. Pacientes com dermatite atópica percebem a pele mais grossa, áspera e escurecida.

O inverno, contudo, é o período ideal para alguns tipos de tratamentos estéticos, como peelings, tratamentos a laser e microagulhamento. Como são tratamentos que costumam deixar a pele sensibilizada e exigem cuidados específicos, como a proteção da radiação UV, são procedimentos super indicados para a estação — já que, no frio, as pessoas se expõem menos ao sol.

 

Como cuidar da pele no inverno

Para amenizar o aspecto esbranquiçado causado pelo ressecamento da pele, a dica é abusar da hidratação. Por isso, manter a ingestão de água é primordial. Alimentos ricos em vitaminas (especialmente a vitamina C) e antioxidantes, como laranja, morango e cenoura, ajudam a combater o envelhecimento da pele e podem amenizar o ressecamento. Manter o corpo hidratado é indispensável para conservar a pele macia e elástica.

Evite a tentação de tomar banhos quentes e demorados, para não retirar a umidade natural da pele. Buchas e sabonetes também podem ressecar demais a pele, além de alterar a composição do manto hidrolipídico, espécie de “hidratante natural” produzido pelo organismo.

O ideal é aplicar o hidratante logo após o banho: isso ajuda o creme a penetrar melhor na pele. Se a sua pele é oleosa, prefira produtos oil free (sem óleo), especialmente para o rosto.

Não se esqueça dos lábios, que costumam sofrer com o ressecamento e rachaduras. Para amenizar esses problemas, invista em hidratantes específicos para essa área.

 

Como cuidar dos cabelos no inverno

Para manter os cabelos bem hidratados no frio, uma alternativa é a umectação, ou a aplicação de óleo capilar antes da lavagem. Hidratar os cabelos com produtos com queratina, vitaminas, proteínas, extratos de seda, ceramidas, silicone e/ou lanolina também deve entrar para a rotina de beleza.

Se for secar os cabelos, invista em um produto protetor térmico. Ele protegerá os fios do impacto do ar quente, evitando que os fios se queimem.