Como cuidar da pele e dos cabelos no inverno

 

O inverno é um período especial quando o assunto é cuidar da pele e dos cabelos. As baixas temperaturas, acompanhadas da falta de umidade, como no caso de Brasília, fazem com que a pele fique mais seca. Os banhos quentes, também comuns no frio, pioram a situação, uma vez que removem parte da oleosidade natural da pele e do couro cabeludo, causando ressecamento, descamação e agravando problemas como a caspa.

Pacientes com certas doenças dermatológicas, como dermatite atópica, dermatite seborreica ou psoríase, sofrem mais no inverno. Isso acontece porque, nesses casos, a pele já apresenta ressecamento como sintoma da própria doença, problema que se agrava ainda mais no frio. No caso da dermatite seborreica, a descamação da pele pode causar caspa. Pacientes com dermatite atópica percebem a pele mais grossa, áspera e escurecida.

O inverno, contudo, é o período ideal para alguns tipos de tratamentos estéticos, como peelings, tratamentos a laser e microagulhamento. Como são tratamentos que costumam deixar a pele sensibilizada e exigem cuidados específicos, como a proteção da radiação UV, são procedimentos super indicados para a estação — já que, no frio, as pessoas se expõem menos ao sol.

 

Como cuidar da pele no inverno

Para amenizar o aspecto esbranquiçado causado pelo ressecamento da pele, a dica é abusar da hidratação. Por isso, manter a ingestão de água é primordial. Alimentos ricos em vitaminas (especialmente a vitamina C) e antioxidantes, como laranja, morango e cenoura, ajudam a combater o envelhecimento da pele e podem amenizar o ressecamento. Manter o corpo hidratado é indispensável para conservar a pele macia e elástica.

Evite a tentação de tomar banhos quentes e demorados, para não retirar a umidade natural da pele. Buchas e sabonetes também podem ressecar demais a pele, além de alterar a composição do manto hidrolipídico, espécie de “hidratante natural” produzido pelo organismo.

O ideal é aplicar o hidratante logo após o banho: isso ajuda o creme a penetrar melhor na pele. Se a sua pele é oleosa, prefira produtos oil free (sem óleo), especialmente para o rosto.

Não se esqueça dos lábios, que costumam sofrer com o ressecamento e rachaduras. Para amenizar esses problemas, invista em hidratantes específicos para essa área.

 

Como cuidar dos cabelos no inverno

Para manter os cabelos bem hidratados no frio, uma alternativa é a umectação, ou a aplicação de óleo capilar antes da lavagem. Hidratar os cabelos com produtos com queratina, vitaminas, proteínas, extratos de seda, ceramidas, silicone e/ou lanolina também deve entrar para a rotina de beleza.

Se for secar os cabelos, invista em um produto protetor térmico. Ele protegerá os fios do impacto do ar quente, evitando que os fios se queimem.

Comentários

comentários