Após a gravidez, saiba como recuperar a pele, seios e barriga

Após a gravidez, saiba como recuperar a pele, seios e barriga

 

Durante vários meses, seu corpo mudou para acomodar uma nova vida dentro dele. Órgãos se moveram para dar espaço a um útero maior, a pele esticou bastante. E, agora, o bebê nasceu e fica a necessidade de voltar ao normal. Para começo de conversa, vale lembrar que esse é um processo lento de recuperação que pode demorar até um ano. Mas a dermatologia tem tratamentos e técnicas que ajudam neste momento da sua vida, sobre os quais falaremos agora.

Começamos pela lembrança de que existem produtos próprios para as mamães, que não são tão agressivos quanto as linhas normais com sua química. A maior parte deles é própria para hidratar, nutrir e dar firmeza à pele.

Algumas partes do corpo como os mamilos, pontos cirúrgicos e a região íntima estão excepcionalmente mais sensíveis e demandam atenção na higienização. Recomendam-se banhos diários, limpeza constante e cuidado com piscina e mar pelo risco de infecção.

O organismo precisa ter de onde se nutrir, então cuide bem da sua alimentação com legumes, frutas, cereais integrais, verduras, peixes e carnes magras.

 

Tratamentos dermatológicos
As clínicas de dermatologia e estética também são suas aliadas neste momento. O abdome pode ser tratado com massagem modeladora, drenagem linfática e radiofrequência.
Para tratamentos específicos e utilização de fármacos, não arrisque a sua saúde nem a do seu bebê: consulte um médico especialista para saber o que é permitido e o que é mais recomendável para o seu caso.

 

Cuidados começam ainda na gestação
Estamos falando sobre o pós-parto, mas todos os cuidados devem começar ainda durante a gravidez. Mantenha uma alimentação balanceada e sem excessos, tenha cuidados com o ganho de peso excessivo, hidrate sua pele (com loções) e organismo (bebendo bastante líquido), redobre sua atenção à exposição solar, entre outros cuidados que seu dermatologista poderá indicar especificamente para o seu tipo de pele e momento da gestação. Assim você poderá controlar e, até mesmo, evitar o surgimento de alguns dos problemas aos quais apresentamos o tratamento neste texto.